top of page

Educação Infatil

1.jpg

Dos 02 aos 03 anos, estimulamos a livre manifestação das ideias e da curiosidade, valorizando a criatividade e reconhecendo suas descobertas.

 

Envoltos por um ambiente divertido e interessante, os alunos são capazes de desenvolver sua independência e autoconfiança, iniciando seu aprendizado para poder cooperar, compartilhar e reconhecer seus limites.

 

Correndo, pulando, pintando e falando nossas crianças aprofundam seu conhecimento, seu desenvolvimento motor e solidificam sua interação com o meio.

Os anos de frequência na educação infantil vão integrar o aluno naturalmente à leitura e escrita. Aos poucos, através de atividades lúdicas e desafiadoras, as crianças tornam-se capazes de articular e reconhecer mais vogais e consoantes, aprofundando seu vocabulário e formando frases mais complexas. Conceitos de tempo, número e espaço são trabalhados por exercícios de raciocínio lógico, ao passo que o intenso desenvolvimento físico é contemplado por atividades de expressão corporal e livre movimento.

 

Artes, música, dança, capoeira, educação física, teatro e inglês completam a formação de nossos alunos, marcada pelas amizades e pelo fortalecimento dos laços sociais.

Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários - percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental.

 

Aulas extras para a Educação Infantil

As aulas extras na escola Arte&Manha acontecem nos períodos da manhã e a tarde, os professores são especialistas nas áreas propostas e desenvolvem com as crianças de 45 minutos a 1 hora de atividades. Todos os dias temos alguma aula diferente! Elas são incluídas no projeto anual das crianças e com exceção do ballet, não são cobradas a parte. 

 

Artes Visuais

Por muito tempo acreditou-se que a arte na educação infantil eram apenas simples desenhos sem representação ou sentido, com o único objetivo de prender a atenção por alguns instantes. Porém, a arte se encontra muito além deste simples “prender a atenção”, ela nos permite ter acesso, conectando-nos ao mundo em que as crianças vivem, onde tudo pode existir e nada é muito difícil para ser impossível. Deste modo podemos notar que, quando trabalhamos com arte, criamos um elo entre dois mundos: o lúdico e o real.

Música

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes de sua alfabetização. A relação com a música, às vezes, já se inicia no ventre materno e segue no decorrer da sua infância. Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Esses exemplos dão um breve panorama da importância da música na educação infantil, seja ela escolar ou na família.

Educação Física

A Educação Física é considerada um elemento muito importante da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento e o entendimento de regras. Nas aulas, possibilitamos às crianças um ambiente de descobertas e ampliação de novas experiências com brincadeiras e atividades diversas.

Teatro

A arte teatral é desenvolvida de forma pedagógica, clara e objetiva. Proporcionamos para as crianças um espaço de produção, invenção, criação e diversão... Tudo dentro de um contexto favorável ao dialogo, aumentando nas crianças capacidades criticas de situações e comportamentos do ser humano.

Prezamos o desenvolvimento do pensamento artístico, a percepção estética e a sensibilidade. Além disso, as crianças tornaram-se capazes de perceberem suas realidades cotidianas mais vivamente.   

Capoeira

A capoeira deve ser considerada um saber popular potencialmente transformador na formação de nossas crianças. Elas estão dentro de uma faixa etária em que o corpo e a música vão ao encontro das necessidades básicas de movimento e descoberta.

O uso da capoeira para estimular as crianças a manter, aprimorar e, em muitos casos, recuperar movimentos próprios do corpo humano é ponto essencial do trabalho de corpo e movimento para a Educação Infantil.

Dança e expressão corporal

Na Arte&Manha entendemos a dança como uma arte que permite à criança se expressar de maneira mais autônoma, consciente e sensível e para isso, investimos em atividades que agucem a  consciência corporal, criatividade e coordenação motora. No que se refere ao desenvolvimento psicomotor, temos como objetivo proporcionar à criança a experimentação de técnicas corporais diferenciadas que depois de trabalhadas de forma lúdica e prazerosa, permite que a criança se conheça melhor, entenda com mais tranquilidade as suas emoções e reconheça sua gestualidade mais espontânea.

Ballet (opcional)

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a musica e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas . Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como: melhora da coordenação motora;  aumenta a concentração; noções de espaço e de localização; aumenta a flexibilidade; mais resistência corporal; corrige e melhora a postura; estimula o desenvolvimento intelectual; ajuda a expressão e memória; aumenta a autoestima; ajuda a fazer amigos; melhora o equilíbrio e reflexos

Siga a gente
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
bottom of page